quinta-feira, 25 de junho de 2009

Guerreiros japoneses: Os samurais

Agora vamos fazer uma viagem ao Japão, e aprenderemos mais sobre seus guerreiros.


Os samurais são popularmente vistos como heróis que, com espada muito afiadas, lutavam contra inúmeros inimigos. Mas, além disso, vemos nesse popular personagem, outras tantas características interessantes da cultura e da história do Japão. Eles surgiram no período do Japão medieval, mas não tinham o carater heróico e militar na sua origem. A princípio, o samurai era apenas mais um cargo entre tantos outros que tinham no palácio.
Eles surgiram em uma fase turbulenta de situação politica do país, pois havia um forte conflito entre senhores feudais e as autoridades provinciais do império. Essa difícil relação abriu portas para a formação de militares proteger os interesses ou de um senhor ou do império. Por isso, os samurais passaram a formar uma classe de guerreiros muito bons, que se espalharam por todo o Japão.
Essa classe desenvolveu um cultura própria, e isso dava a ela um aspecto distinto. Sendo orientado por um rígido código de ética que foi escrito, chamado Bushido. O samurai era educado desde criança para poder lutar e obedecer. Antes das batalhas, eles faziam reverências aos ancestrais, ao seu senhor e ao poder de sua espada. Isso mostra o quanto a família e a honra eram importantes para um verdadeiro samurai. Durante o combate, o samurai deveria estar disposto a matar o inimigo e a morrer com glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário