sábado, 22 de agosto de 2009

Fatinhos importantes da vida do nosso grande Galilei (:

Galileu Galilei foi um grande homem, pois ele enfrentou a Igreja,que, na época era a maior instituição existente que mostrava ao mundo seu modo de pensar, que era baseado na observação e na experimentação, e que ele julgava ser o mais possível.

Um outro aspecto interessante em revelar na vida de Galileu foi a sua fixação por muitos estudos, como a ótica e a astronomia, o que o levou a aperfeiçoar os seus estudos do telescópio que antes aumentava só três vezes, mas com o seu grande aperfeiçoamento, o telescópio passou a aumentar trinta vezes.

E ainda vale ressaltar um grande aspecto de sua história, ele inventou um método novo de fazer pesquisas,método esse que nós utilizamos até hoje e que sucedeu o método das suposições, muito utilizado por Aristóteles.

Racionalismo moderno,só pra vocês! õ/

O Racionalismo Moderno foi um movimento cultural que mudou a maneira de como as pessoas pensavam e viam o mundo,que ocorreu entre os séculos XVI e XIX. No Racionalismo fica a passagem da mentalidade teocêntrica,que é a que coloca Deus na frente da reflexão humana,para a mentalidade antropocêntrica,que é a que tem o pensamento do homem como o centro de tudo.

Defendia-se a idéia de que o homem pode chegar na verdade absoluta a partir da razão.

Relações entre a Igreja católica e política alemã

No início da Era Moderna a Alemanha ainda não estava unificada, ou seja, ela era formada por vários estados e o poder não era centralizado, cada estado tinha o seu prícipe. Havia um imperador, para exercer o domínio, mas sua força política não era suficiente para unificar seu povo.

Quando tinha a possibilidade de centralizar o poder, a Igreja Católica era contra.Isso começou a dificultar muito a burguesia alemã. A nobreza não ia ganhar nada com a centralização do poder, por isso ela era contra.Ela também era contra a Igreja,pois desejava as terras dela.

A Igreja cobrava altos impostos as pessoas humildes, como os camponeses, o que acabou gerando o descontentamento deles.

A partir daí começaram a ocorrer os primeiros indícios da Reforma Protestante, que foi iniciada na Alemanha e espalhada ao resto da Europa.

Um pouquindo da vida de Michelangelo *-*


Biografia e obras:
Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural. Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família. No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença. Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano. Morreu em 18 de fevereiro de 1574, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comércio escravista: realizado entre os europeus e a nobreza dos africanos

Leitores! Vocês sabiam que os escravos africanos comercializados pelos europeus geralmente eram prisioneiros resultantes de batalhas entre tribos africanas? Pois é, apesar de haverem escravos de outras origens, os prisioneiros de guerra geralmente eram os preferidos por serem guerreiros em sua maioria, mais aptos a trabalhos de grande esforço físico. A compra era realizada com produtos europeus, ou produtos produzidos por colônias européias. Um bom exemplo são os tecidos de algodão estampados, cetim, espingardas, facas, bacias de cobre, contas, e até mesmo o tabaco produzido na Bahia (que era muito apreciado na áfrica).Ao contrario do que se pensa, esse comércio não era lucrativo apenas para os europeus, mas também muito lucrativo para os próprios escravistas africanos. Assim sendo, a busca pela obtenção de novos escravos e da conquista desse mercado instigou muito mais guerras e expansões de certas tribos africanas. Passaram a existir estados que “produzem” escravos a partir da guerra, mais especificamente no Golfo do Benim. O absurdo crescimento do comércio escravista na região do golfo do Benim levou a este ser conhecido como Costa dos Escravos. Os estados de maior destaque nessa área eram Alada, Acamu, Daomé, Huedá e Oió.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras

- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos percursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

"A lamentação"

- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).



"Juízo Final"

- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

"Escola de Atenas"

- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.



"Última Ceia"

- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.



"O Nascimento de Vênus"


Renascimento Científico

Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.

Renascimento Cultural

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.

Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.



Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos.